Mantenha a qualidade da carne durante o transporte de bovinos

outubro 13 2016
transporte-gado

Um dos grandes problemas os criadores de bovinos são as perdas e baixa produtividade do rebanho causadas por lesões, equipamentos inadequados e manejo incorreto dos animais.

A maneira como o transporte do gado é feito até o frigorífico necessita de técnicas para que todas as regras de segurança e qualidade sejam mantidas. O transporte de boi está diretamente ligado ao emocional do animal que mantém a qualidade da carne boa ou ruim. Se durante o transporte o gado sofrer, a qualidade da carne cai e os cortes, maciez, cor, sabor e odores do produto ficam comprometidos.

A alimentação dos bovinos e a velocidade do ar e durante o transporte contribuem para que o animal não fique estressado durante a viagem. As instalações, carrocerias e gaiolas boiadeiras devem estar sempre adequadas para o manejo dos animais.

Durante o embarque e desembarque do gado é importante que seja mantido silêncio no ambiente, para que o animal não fique assustado e o deslocamento do mesmo seja facilitado. Assim como o silêncio é importante, o uso de choques elétricos devem ser evitados durante a condução dos bovinos.

Evite sempre carregar um número de animais maior do que a carroceria de seu caminhão boiadeiro permite. Quanto melhor for o ambiente para o animal, melhor será o rendimento do produtor.

Write a Reply or Comment