Qualidade e segurança no transporte de frigoríficos

outubro 07 2016
transporte-frigorifico

Realizar o transporte de cargas refrigeradas exige comprometimento e responsabilidade por parte do condutor do caminhão. Isso porque existem algumas recomendações a serem seguidas para que o produto mantenha sua qualidade durante o transporte.

O sistema de resfriamento do compartimento de carga do caminhão deve estar sempre funcionando em condições adequadas para manter a temperatura do ambiente congelado. Esse sistema pode ser utilizado através de congeladores parecidos com o dos refrigerados domésticos, ou através de uma compressão de gás, acoplado ao motor do caminhão.

A manutenção da câmara fria instalada na carroceria do caminhão também deve ser realizada com frequência. É importante que o espaço esteja sempre limpo e que os volumes das cargas fiquem sempre distribuídos de forma proporcional, para que não caiam ou se desloquem durante a viagem, fazendo com que a embalagem e produto fiquem danificados.

Durante longas viagens é comum acontecerem imprevistos, por isso o motorista deve estar sempre apto para resolver a situação no menor tempo possível. Caso o problema seja difícil de ser solucionado imediatamente, o ideal é o que o motorista do caminhão procure um local de para seguro, que o permita conectar o equipamento de refrigeração em uma fonte de energia.

Write a Reply or Comment