Conheça as características de criação do gado nelore

setembro 28 2016
boi-nelore

Uma das raças de bovinos mais procuradas no Brasil é a nelore. A raça é uma das principais no mercado pois o tempo de engorda do animal é bem menor se comparado às demais raças. Além disso, o gado nelore tem melhor adaptação ao clima brasileiro.
Cada animal da raça nelore leva o tempo médio de 18 meses para a engorda. Tudo depende da maneira como o bovino será criado. Se o animal for tratado no pasto, a qualidade da terra e grama influenciam no tempo necessário para que ele atinja o peso ideal. Caso o bovino seja criado em um confinamento com rações balanceadas, o período de engorda pode ser bem menor, de 35 a 70 dias.
Além disso, as condições físicas do animal também influenciam no tempo de engorda. Se o macho é castrado, ele tem maior facilidade em engordar.
O tempo de corte também deve ser observado. Ele pode variar conforme o tipo genético do bovino, as condições de criação e tratamento e a castração ou não do animal. Nesse caso, o gado criado em confinamento também terá um desempenho mais rápido do que o gado criado em pasto aberto.
O tempo ideal para o abate do animal é entre os 18 meses e 4 anos de idade. Após essa idade, a carne do animal vai sendo considerada de baixa qualidade e o preço do produto cai. É muito importante que o criador esteja atento aos prazos para que não tenha prejuízos em suas vendas para frigoríficos.

Write a Reply or Comment