Febre maculosa atinge humanos.

setembro 19 2016
carrapato-febre-maculosa

A febre maculosa é uma doença que atinge principalmente os bovinos. Ela também é conhecida como febre do carrapato ou doença azul e é transmitida pelo carrapato estrela. O carrapato geralmente se hospeda também em cavalos, coelhos, cachorros e roedores. Quando um humano é picado pelo carrapato também pode ser infectado pela doença e morrer, caso o diagnóstico seja tardio.

O principal modo de se diagnosticar a febre maculosa é através de teste sorológico e incubação. É preciso ser rápido e garantir que a doença seja detectada com até 15 dias após o aparecimento de sintomas como mal estar, febre de 40 graus, manchas avermelhadas pelo corpo e gripe forte.

Quem mora no campo, trabalha com transporte de bovinos ou sempre visita fazsendas e locais que possuem áreas de risco, são necessários alguns cuidados como vestimentas adequadas, o uso de roupas claras para que o carrapato seja visto com facilidade, além do uso de produtos como carrapaticidas para combater e controlar o aparecimento do carrapato nos animais.

Apesar dos animais campestres como equinos e bovinos estarem mais propensos a contrair a doença, animais domésticos ainda são a principal fonte de transmissão da febre maculosa ao homem.

É importante que a proliferação do carrapato seja evitada, principalmente pelos criadores de bovinos. Além de produtos específicos para o combate, a vacinação dos animais deve estar sempre em dia.

Write a Reply or Comment