Previna seu gado contra a mastite bovina

setembro 12 2016
gado

Você sabia que existe uma doença muito comum em bovinos, que diminuiu em até 25% a produção do leite nas vacas? A mastite pode causar danos irreversíveis no animal e pode ser transmitida de um bovino para o outro. Por isso é muito importante que pecuaristas estejam atentos aos diagnósticos e a saúde de seus animais se não quiserem ter prejuízos na produção.

A mastite é uma inflamação nas glândulas mamária que acontece geralmente por uma infecção. Ela pode ser contagiosa, transmitida de animal para animal, ou ambiental, quando as bactérias estão presentes no local de criação do gado e infectam o úbere da vaca.

Existem três testes que podem ser feitos para diagnosticar a doença: prova da caneca, Califórnia Mastite Teste (CMT) e contagem de células somáticas (CCS). Quanto mais cedo forem encontrados os animais infectados, mais chance o produtor tem de eliminar os riscos de transmissão da doença.

Veja a seguir como são feitos cada um dos testes:

 Prova da caneca

O teste “prova da caneca” deve ser realizado diariamente, antes de cada ordenha. A técnica da prova é bem simples, não tem custo e ajuda a detectar a mastite clínica nos primeiros jatos de leite, caso haja mudança da cor, leite aguado e com pus ou sangue. Para perceber as mudanças com mais facilidade, utilize uma caneca de fundo escuro. É necessário iniciar o tratamento assim que qualquer um dos sintomas for percebido para que a doença não evolua.

CMT e CCS

O CMT é feito dentro da sala de ordenha, mensalmente. O teste é feito para detectar a mastite subclínica e indicar a presença da CCS no leite da vaca. O líquido é misturado com um reagente. Caso a mistura se transforme em um gel, a reação é positiva. Quanto mais gelatinoso, maios a intensidade da mastite.

Linha de ordenha

Na linha de ordenha, o objetivo é definir quais animais passarão pela sala de ordenha e separar os sadios dos doentes, para que a chance de transmissão da doença diminua. Os animais devem ser separados em grupos de Mastite de Primeira Cria, Sem Mastite e Mastite Clínica. O teste é uma importante ferramenta no controle das mastites e com o monitoramento constante garante a saúde dos bovinos.

Write a Reply or Comment