Segurança e qualidade no transporte de bovinos

agosto 29 2016
carrocerias-boiadeiro_news_transporte-gado-00

O transporte de gados é uma das atividades mais importantes para a produção e comercialização da carne. Milhares de transportes são realizados todos os dias em diversas regiões do Brasil.

Apesar disso, muitos animais chegam ao destino com sinais de estresse, o que ocasiona a perda de qualidade da carne. Por isso são necessárias algumas medidas durante o transporte de bovinos, mesmo que a viagem seja curta, para que tudo aconteça dentro das normas de segurança e qualidade exigidas.

O primeiro passo para se realizar um transporte seguro que não cause danos ao animal e nem prejuízos aos fornecedores e recebedores é o planejamento. É preciso definir quais animais serão transportados, qual o tipo de carroceria os abriga melhor, em que período a viagem será feita e quais são as rotas a serem seguidas.

As carrocerias devem estar sempre em boas condições para que os animais sejam transportados em segurança. É importante que sejam realizadas manutenções periódicas e que o motorista esteja ciente das condições das estradas por onde vai passar.

A carroceria de seu veículo também devem estar em boas condições de uso e ser adequada para o tipo de animais que vai transportar. Os pneus, freios, suspensão e motor devem ser checados com frequência, assim como todas as outras partes mecânicas do caminhão. É preciso prestar atenção também em pontas de parafusos que com as manutenções podem ficar expostas, assim como buracos no chão da carroceria.

É importante que os animais permanecem em pé durante todo o percurso, com exceção daqueles que estão muito cansados, ou doentes, e se deitam por vontade própria, ou quando caem. Por isso, o motorista deve ficar atento no limite de velocidade e nas manobras que realiza para evitar a queda dos animais.

Lembre-se de sempre definir pontos estratégicos em sua rota para possíveis emergências, como locais que ofereçam estrutura adequada para realizar o desembarque dos bovinos, além de solucionar outros problemas que possam aparecer durante o trajeto.