Saiba como reduzir custos com combustível durante as viagens

agosto 22 2016
carrocerias-boiadeiro_news_carretaweb_economizar-combustivel-00

Um dos maiores gastos que os caminhoneiros têm é com o combustível. O gasto é essencial para que o condutor coloque o pé na estrada e realize seu trabalho com eficiência e sem preocupações.

De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos últimos anos o preço da gasolina subiu 4,8% e o óleo diesel teve um aumento de 8,3%.

Para te ajudar a economizar na estrada, separamos quatro dicas infalíveis:

Dirija com eficiência

Use o freio e acelerador com cautela. Isso é válido tanto para segurança, quanto para a economia. Acelerar bruscamente, por exemplo, provoca uma queima excessiva de combustível.

Faça a manutenção de seu veículo

Realizar a manutenção do caminhão em dia com certeza trará mais eficiência ao veículo e, com tudo em ordem, o consumo do combustível tende a diminuir. Por exemplo, se o filtro de ar não estiver bom, pode haver a entrada de ar na câmara de combustão, resultando em uma alta do consumo.

Fique atento aos três P’s: peso, pneu e ponto morto

Peso – A sobrecarga é um dos vilões dos gastos com combustível. Não ultrapasse o limite estabelecido.

Pneu – Quando os pneus estão calibrados, o desempenho do caminhão melhora em até 30%.

Ponto morto – Abusar dessa prática pode danificar a caixa de transmissão, o que impacta na marcha. Consequentemente, o consumo do combustível aumenta.

Utilize a tecnologia sustentável

A boleia de caminhões híbridos possui um mecanismo chamado pantógrafo, que é acionado de forma automática ao entrar no trecho elétrico, cortando assim o consumo de combustível.

Fique atento a essas dicas quando sair para uma viagem e também quando for adquirir novos caminhões ou carretas. Isso também vale para caminhoes seminovos e carretas seminovas.

Procure concessionárias de caminhões confiáveis e faça uma boa viagem!

Fonte: http://carretaweb.com.br/

Write a Reply or Comment